Edward Gordon Craig e a Pedagogia do Uber Marionete

Curso: Edward Gordon Craig e a Pedagogia do Uber Marionete

Painéis:
– A Utopia da Morte Animada
Trajetória de Gordon Craig. Teatro e Ética. Teatro e Utopia. O pensamento visual, simbólico, místico e utópico de Craig. O Teatro de formas animadas e a utopia do Über-marionette. A encenação teatral e as novas dramaturgias.
– The Gordon Craig’s Masks
O Teatro de formas animadas e a utopia do Über-marionette. A encenação teatral e as novas dramaturgias. As principais realizações de Gordon Craig e seus diálogos com o teatro contemporâneo. The Mask, A Escola para a Arte do Teatro, o Hamlet no Teatro de Artte de Moscou e a criação do símbolo Übermarionette.
– Women Around Craig
As mulheres que edificaram o ícone Gordon Craig: Isadora Duncan, Dorothy Neville Lees, Ellen Terry, Eleonora Duse, Edith Craig. As principais realizações e contribuições do pensamento de Craig.
– Às Margens do Ganges
As nascentes do Interculturalismo teatro e o Teatro-dança Clássico da Índia. Os novos diálogos contemporâneos: Ananda Coomaraswamy, Philip Zarrilli e Rustom Bharucha.
– Um Teatro Ecológico
A desierarquização dos elementos. O teatro e suas coisas: o objeto e outras materialidades e plasticidades compositivas da linguagem teatral. A difícil interação com tudo o que é “outro”.

Professor Almir Ribeiro

Investigador, professor e autor de várias publicações dedicadas ao Teatro, ao longo de 30 anos tem estudado os processos conhecidos como interculturalismo teatral, dentro do contexto de globalização: suas potencialidades utópicas e idiossincrasias

Duração: 12 Horas

Datas / Horários: 18, 19, 21 e 22 de Junho 2018 das 19h00 às 21H00

Valor: 60€

Informações e inscrições:

geral@ifict.pt; 915589001; 21 403 2483

Data Limite Inscrição: 5 de Junho 2018

Professor: Almir Ribeiro

*Sujeito ao número mínimo de 8 inscrições e ao máximo de 16.
Data de Fim: 13 de Abril 2018
Opções de Pagamento
Pagamento integral, no acto da inscrição: 60,00 €