Ifict, há 30 anos que formamos actores.

Uma instituição dedicada à formação e criação teatral

1000
Atores que já formámos
10
Professores do Ifict
215
Cursos dados

A escola de A. Gutkin, Onde se aprende a aprender

A ESCOLA, O TEATRO E TUDO! formando profissionais do espectáculo há 30 anos. Uma escola onde a aprendizagem é personalizada com estratégias educativas que permitem não só o domínio da técnica como também cria profundas raízes artísticas e filosóficas, a criação, o colectivo, o crescimento, a fantasia.

Criámos um espaço polivalente de cultura, teatro, música, onde a criação, o colectivo, o crescimento, a fantasia, o sonho e tudo tem importância.

Onde Todos são importantes. Um local de compromisso com a arte e consigo mesmo. Um espaço onde se possa exprimir, um local de co-encontro, onde possa participar como espectador e co-criador de momentos únicos, poéticos e divertidos, o lugar onde se encontra esse outro que é ele mesmo projectado.

A procura, o desconhecido, a formação se transforma em apresentações/exercícios/espectáculos colectivos em que palavra falada, cantada, o teatro, a música e a dança sejam a linguagem dos nossos espectáculos.

Onde os mestres são alunos e os alunos outros mestres.

“A presença, a voz, o sistema nervoso, a riqueza emocional são o material expressivo do actor; ele é instrumento e instrumentista.”

A. Gutkin

 

O que fazemos

Cursos e workshops, palestras, conferências, encontros com artistas e tertúlias, Espectáculos de Teatro, Teatro Musical, Música, Poesia.etc

Formação: Teatro, Expressão Dramática, Interpretação, Coros, Música, Canto, Dança, Yoga, História do Teatro, Estética Teatral, Maquilhagem, Filosofia para Crianças e coro Meu Planeta Azul.
Crianças , Jovens, Adultos e Séniores

Adolfo Gutkin fundador do Ifict

Actor e encenador argentino e português

Iniciou-se como actor no Nuevo Teatro de Buenos Aires, fundou o Grupo Juan Cristobal,  posteriormente La Mascara, daí saiu para o Teatro Popular Bonaerense.

Em 1962 fixa-se Cuba. Fundou uma escola de teatro em Santiago de Cuba e o Conjunto Dramático de Oriente, que dirigiu.

Em 1969 viaja para Lisboa a convite da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nesse ano, regressa a Buenos Aires, ao Teatro IFT e ao Teatro Solis.

Em 1970 é expulso de Portugal.

Volta a Cuba, ao Conjunto Dramático de Oriente e  participa na criação de uma nova estação televisiva.

Em 1980, voltou a Portugal. Dirigiu o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Veio para Lisboa, funda o Teatro do Mundo e  o Teatro Maizum.

Em 1981 apresentou à Fundação Calouste Gulbenkian o projecto para a criação do Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (IFICT).  Apoiado pelo Fundo Social Europeu tornou-se director do IFICT, em 1982.

Ler mais

Os nossos Professores

Vê quem são os professores que podem fazer de ti o que sempre sonhaste ser!

Conhece os nossos professores
Adolfo Gutkin

Adolfo Gutkin

Encenador e Professor
Carlos Melo

Carlos Melo

Actor e Professor
Paula Freitas

Paula Freitas

Actriz, Encenadora e Professora
Yara Gutkin

Yara Gutkin

Maestrina e Professora
Kent Bio

Kent Queener

Musico e Professor