O Ofício do Ator

Destinatários

O curso destina-se a atores, preferencialmente amadores, podendo ser admitidos também atores profissionais interessados e disponíveis para experimentar sem reservas as idiossincrasias que lhes serão apresentadas.

Professores: Manuela de Freitas e António Branco

SELECÇÂO DOS PARTICIPANTES: Os candidatos serão sujeitos a um processo de selecção presencial. Este curso está estruturado como um trabalho de grupo que implica a presença de todos os participantes em todas as sessões. Assim a indisponibilidade para participar nas sessões todas será factor de exclusão.

Data: 05 de Outubro

Horário: 15:00 horas

 

Sinopse: O curso tem por finalidade dar a conhecer e a experimentar o legado teatral resultante da integração, na prática da atriz Manuela de Freitas, dos ensinamentos que lhe foram transmitidos por mestres diferentes em momentos distintos, tendo dado origem a um método com características únicas.

Numa das vertentes do curso, mais curta, serão identificados os intervenientes nesse processo e o contributo de cada um deles. Abordar-se-á, igualmente, numa perspetiva teórica e histórica, a questão da autenticidade na arte de representar, já que ela subjaz a esse mesmo legado – que, assim, deve ser entendido como ramo do mais vasto património stanislavskiano.

Na outra vertente, mais longa, dar-se-á a experimentar a técnica associada a esse método, a saber, os exercícios que possibilitam a concretização, no corpo e na alma dos atores, dos princípios basilares deste legado.

  1. História e teoria

 

  1. A questão da autenticidade na arte de representar

1.1. A via do fingimento: a fundamentação filosófica de Diderot e o seu devir

1.2. A via da autenticidade: a revolução de Stanislavski e o seu devir

 

  1. História da consolidação de um método

2.1. Fernando Amado: a fonte principal da dimensão ética

2.2. Adolfo Gutkin: a fonte principal da dimensão técnica

2.3. Peter Brook/João Mota: a fonte principal da dimensão estética

2.4. A Comuna – Teatro de Pesquisa: a concretização teatral de «uma estética que é uma técnica e uma ética»

2.5. A Peste – Associação de Pesquisa Teatral: a sobrevida do legado e do método em contexto académico e em contexto amador

 

  1. Prática

 

  • Despertar o corpo e a alma
  • Conhecer o espaço
  • Mergulhar nos abismos das entranhas
  • Construir o grupo
  • Respirar, projetar e dizer o texto
  • Jogar

Sessões do  Curso:

Data (s): 12, 13, 19, 20, 26, 27 de Outubro, 1, 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de Novembro

Horário: sextas-feiras: 19:00 – 23:00 horas; sábados: 14:00 – 18:00 horas

Nota: a sessão de dia 1 de Novembro (5ª feira, feriado) será de 6 horas, das 14:00 às 20:00 horas; a sessão final, dia 24 de Novembro, sábado, será de 2 horas, das 14:00 às 16:00 horas, seguindo-se uma tertúlia com Adolfo Gutkin.

Mínimo participantes: 8

Máximo participantes: 14

Inscrições e Pagamento

ATÉ 21 de Setembro: 150,00 euros

Entre 22 de Setembro e 04de outubro : 250,00 euros

Os valores pagos serão integralmente devolvidos aos inscritos que não sejam seleccionados.